domingo, 21 de fevereiro de 2016

Taxidermia de borboletas

Oi!!! Galera, quanto tempo? Fiquei sem postar nestes dias pois estava numa correria causada por este último ano de faculdade. É meu estágio, meu TCC, passei Janeiro na Universidade vazia e sinistra só por causa de uns papéis ou de um carimbo para continuar a estagiar garantindo grana pra sobreviver porque hoje nem cachorro sobrevive sem grana. 
E então chega de enrolação e vamos logo ao que interessa: 

Dá uma fucking olhada nessa foto e vê se adivinha o que eu andei aprontando nas férias:


Está na parede do meu quarto neste momento repleta delas (;

Pois é. Eu gosto tanto de borboletas que resolvi guardar a beleza delas pra sempre em um quadro de vidro fechado. Mas... Peraí! Tadinha delas Alice! Você anda matando elas, tirando a curta vida que elas já têm, menina má, sem coração! Só para fazer coleção! Você não tem amor aos animais... Calma, calma, calma! Apesar da pratica ser bem incomum e as mais belas serem as mais difíceis de achar, eu deixo claro que NÃO CACEI NENHUMA DELAS. Todas já estavam mortas antes de estarem neste quadrinho. E como você encontrou essas grandes e coloridas? Não fui eu quem achei. Na verdade, eu nem iria colecionar por ser difícil de achá-las já mortas. Aqui em casa só achava mariposas pequenininhas e com cores mais apagadas. Então deixei o quadro de lado um pouco e me importei com outras coisas mais importantes no momento. 
Quando tive a ideia de pedir ajuda dos meus familiares embora eles possam ter achado nojento e esquisito; mostrei o quadro com as pequeninas e disse que estava colecionando e que se alguém visse alguma já morta era para me informar que eu pessoalmente iria recolher no local sem muitas expectativas. Alguns dias se passaram até que encontrei uma mariposa enorme e com partes faltando (a marronzinha maior aí da foto acima) na garagem de casa, encantada, eu a trouxe e coloquei no quadro com alguns pingos de cola e muito cuidado para que ela não se desmanchasse. Meu pai viu que ela estava no quadro e explicou que era ele quem a trouxe para casa, pois no local de trabalho dele muitas borboletas morriam e que quando ele foi tirá-la do carro, ela esfarelou um pouco, assim ele jogou-a fora acreditando que eu não iria querer mais. Vendo que eu gostei, ele acabou trazendo mais, mais coloridas e grandes até encher meu lindo quadrinho. Só que a maioria esfarelava um pouco na viagem. 
Eita! Meus pais nem ligam mais para minhas malucagens. Acho que entenderam o recado que eu vivia repetindo constantemente: "Eu poderia estar roubando, usando drogas, me prostituindo, ouvindo funk, presa com a ficha suja, com filho para criar... Mas não, tô aqui cheia de malucagens para criar pro mundo então quem sabe um dia eu possa virar uma genia, bilionária, patricinha e filantropa igual o Homem de Ferro só que mais com a vibe do Deadpool ou acabar parando no hospício". E assim eles nem ligam mais. 


Quase cheio na parede do meu quarto. Olha só o tamanho da última que consegui!


Tá achando mórbido demais?


Então imagina quem faz taxidermia de animais como sapos, morcegos, pássaros e demais, que tem que tirar toda a barrigada, cérebro, veias e músculos para empalhar e ainda deixar de pé como estátuas. Ou só ficar com o esqueleto do bichinho, bem limpinho sem carne nenhuma presa, para pintá-los usar de enfeite, colecionar, fazer jóias... Já as borboletas e outros insetos não precisam de tudo isso pois são seres invertebrados e muito delicados. Basta colocá-los (já mortos ok? Deixe que a natureza faça seu trabalho) em algum local fechado, de preferência de vidro para observá-los que você os terá intactos. Eu não teria coragem de empalhar animais vertebrados pela cena gore e pelo trabalho que daria. Não gosto de ver animais mortos abertos com sangue e vísceras. E assim fico só nas belas lagartas que se tornaram fadinhas. Agora vai de seu posicionamento, se é mórbido ou não, eu acho que a taxidermia é apenas uma prática incomum. Tem pessoas que vendem suas borboletas em sites como o E-bay por preços absurdos. E tem gente que compra. Algumas espécies raras custam mais caro, há quem queira ficar rico com isso. Eu não tô vendendo não. As minhas são minhas e ponto. Também não é uma prática só feita por góticos, qualquer pessoa pode fazer para diversos fins.


Quer fazer a sua coleção?


Ótima decisão. É beeeem simples. Você só precisa de alguns materiais:
  • Uma luva de qualquer material para pegá-las na mão com muito cuidados para não esfarelar.
  • Um quadro que possa ser aberto e fechado sem problemas e com vidro.
  • Uma base para fixá-las e que caiba dentro do quadro, pode ser de papel ou papelão, decorada ou não. Esta deverá ser presa no fundo do quadro. Se preferir isopor para fixá-las com alfinete terá de achar um quadro mais fundo ou fazê-lo conforme as medidas do isopor.
  • Cola ou fixador. Poucos pingos já bastam.

Dicas:
  • Se você encontrou a borboleta morta com as asas fechadas, não tente abrir. É melhor deixa-las fechadas para que elas não acabem se desmontando. Cole as asas umas nas outras e fixe no quadro com cola bem perto do corpinho em um dos lados escolhidos.
  • Comece a colar elas perto das margens do quadro especialmente se forem pequenas para dar espaço às outras. Nunca sabemos de que tamanho iremos encontrar as próximas.
  • Se quiser pode usar um quadro para uma borboleta só. Aí não terá necessidades de colar ela próxima às margens.
  • Não encha de cola. Um pingo em cada asas e no corpo já são o suficiente.
  • Se eu já não disse, é melhor achá-las já mortas. Elas vivem muito pouco. 
  • Você pode sempre carregar algo como um saquinho consigo no caso de achá-las em lugares aleatórios.
  • Elas costumam serem encontradas no chão dã em cantinhos de jardins, lugares com teias de aranhas, as mariposas ficam nos cantinhos de janelas, depende muito do local.

Acho que é isso. Aproveitem bem o post. Qualquer coisa se eu lembrar eu atualizo o post com novas informações e fotos. Thauzinho, falou, até mais, blessed be, benção, paz e luz, beijos, namastê, beijos de luz, fui!




Me sigam no Brazilian Goth Scene.



20 comentários:

  1. Meu, muito bacana, estou iniciando no hobby, ajudou bastante !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho o mesmo hobby,e adoro pois acho as borboletas coisa mais linda!

      Excluir
  2. Jessica tdo bem ? olha so, sou fotografo de moda .. .estou produzindo um trabalho pessoal com borboletas .. .e preciso de mais borboletas para finalizar o material ... consigo falar com vc ? de rpeente conseguiria me ajudar ... como posso falar contigo ? meu email eh gustavo@gustavoz.com e meu celular 011 99628.0757 muito obrigado te aguardo ... tenho certa urgencia ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pode falar por aqui mesmo. Eu não me incomodo. Se eu conseguir lhe ajudar eu respondo assim que puder *-*

      Excluir
  3. oi querida, muito obrigado ... olha so ... estou fotografando um projeto pessoal com borboletas ... vou fazer uma exposicao agora em setembro ... as borboletas que usei eu trouxe de NY de uma loja de taxidermia ... porem estou precisando de mais borboletas .... para finalizar ... por acaso vc teria algo para me alugar, emprestar, vender ?? fique a vontade para entrar em contato comigo ... meu cel 5511 996280757. Te aguardo, Me ajudaria muito ... nao sei se conhece meu trabalho ... www.gustavoz.com grato gustavo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não tenho como te ajudar, desculpa ): pois as borboletas que coletei são apenas para meu quadro e são poucas(aquelas ali da foto e maioria estão despedaçadas) . Mas vc pode comprar mais pelo site do Ebay ou vc mesmo coletar em lugares fechados e enormes pois as borboletas que entram lá por azar acabam morrendo, meu pai trouxe algumas bem grandes da empresa onde ele trabalha pois lá era assim. Vou dar uma olhada no seu trabalho sim.

      Excluir
    2. minha neta achou uma borboleta 88

      Excluir
  4. Achei interessante a ideia das borboletas, mas funcionaria usar verniz nas borboletas? Eu encontrei umas gigantes azuis e vim pesquisar sobre. Estão vivinhas aqui num pote grande de vidro e quando morrerem eu pretendo colocá-las na estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha... Verniz acho que não, pode estragar as delicadas asas delas, pois só ao toque elas se desfazem, a não ser que vc só derrame o verniz sobre elas sem nenhum instrumento e incline para espalhar. A ideia mais indicada é a de colocar em um quadro fechado mesmo coladas com cola escolar como indiquei no post. AS minhas estão inteiras até hoje.

      Excluir
  5. Olha sou agronomo moro em floripa tava pesquisando pra secar algumas mariposas que deram.na lagarta praga da minha palmeira
    Mas dai quando cheguei na parte do funk, homem de ferro e deed pool, poxa dai vireii fã. Kkkk que top. Top..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk que bom que gostou das doideiras que escrevo por aqui. Dei uma parada aqui no blog, mas num dia aleatório eu volto de surpresa (:

      Excluir
  6. Minha mãe matou uma borboleta quando ela matou nem me importei mas depois que vi ela morta quase chorei de dó e não sabia oq fazer mas ainda não sei se vou fazer esse quadro quando olho pra ela fico com muito dó oq me aconselha fazer Jessica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O certo era eu ter te respondido no dia... rsrs, mas como demorei, aqui vai meu pedido de desculpas e torço para vc ter feito a escolha que tenha lhe agradado com a borboleta.

      Excluir
  7. Super interessante, pesquisando mais pra entrar nesse hobby. Estou pensando por em resina, quanto tempo ao natural ela vive? Você injetou algo nela para durar mais?

    Também falo para minha mãe que eu poderia está nos bares bebendo, usado droga,(filho já tenho kkkk) mas não, estou é pesquisando sobre o mundo animal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite.. Tô fazendo esse trabalho com resina. Me manda uma msg no WhatsApp 022999089685. Tenho umas dicas e troco umas ideias com você. Abraços!!

      Excluir
  8. Adorei, amo a natureza suas criações, cores aromas e sabores.Eu não caço borboletas encontro-as no caminho colho guardo e ponho nas molduras e vendo eu vivo no meio delas acredito que muitos tem o desejo de ter uma por perto.gratidão Florervas1953

    ResponderExcluir
  9. Eu simplesmente amei, já tem um tempo que guardo borboletas mortas que eu acho em um potinho e não sei o que fazer, a ideia do quadro é ótima

    ResponderExcluir
  10. Oiê!! Sabes me informar se há algum problema em guarda-las a vácuo, dentro de um saco plástico resistente, sem contato nenhum com oxigênio? Tenho medo de causar algum dano à estrutura delas se fizer isso.

    ResponderExcluir
  11. Alice. Como faz. Na hora q colocar o vidro. Amasa a borboleta.? E os órgãos saem pra fora. ? Pera mande lá. Tem q passar algum produto.? Pra ela não se desfazer. ? Pra não atrair ensetos. Como formigas.etc. ??

    ResponderExcluir