segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Porque metal não é considerado música gótica? + meu sumiço do blog

Por que metal é pra metaleiro, uai.

 OLÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ galerinhaaaaaaa!Quanto tempo sem postar por aqui. Feliz 2017! Então, como já andei contando aqui, um dos motivos do meu sumiço é meu TCC, alguns D.I.Y que tenho feito e eu voltei a desenhar \0/ em breve vou fazer um post sobre meus desenhos aqui. Não vou abandonar esse blog não, tenho visto que tem dado resultado muito positivo pelo feedback dos leitores (: E o resto? O resto é preguiça mesmo kkkk, nem séries eu tenho assistido mais. Então neste meu sumiço eu tenho preparado um post que vai ajudar muita gente a entender esse mundinho goth. E se meu TCC for aprovado, publico-o aqui pois é para ser um das coisas mais úteis que já fiz na minha vida. Sem mais delongas, bora pro assunto do post:

Aposto que ao buscar por música gótica no Google, você tem se deparado com lindas vocalistas de vestido longo e corpete de cores escuras, cabelo liso, maquiagem pesada e voz lírica. O tão adorado Symphonic Metal, uma mistura de música orquestral e metal com temas obscuros, de contos de fadas épicos, muita melancolia, lembrando épocas passadas como a medieval. Logo de começo, vai bater com aquela imagem que você tem dos góticos na cabeça e tem mesmo tudo para ser considerado gótica, mas porque raios não é? Veja hoje no Na Mente de Alice.



Pois bem, vou lhe explicar, caro leitor. Era uma vez Há muito, muito tempo atrás, por volta dos anos 80, quando os góticos surgiram na maior aparência dark, logo após os punks, com aqueles cabelos desengrenhados e espetados em sua maioria, tanto para homens quanto para mulheres; as músicas que curtiam eram um pós-punk desiludido e sombrio, grande parte com uso de sons eletrônicos, que muitas vezes falavam de filmes de terror ou tentavam criar uma atmosfera semelhante à passada por esse estilo de filmes que vinham ganhando força ao longo do século XX. E haviam muitas bandas, sim, algumas mais inspiradas em músicas clássicas com um som leve e relaxante, chamadas de ethereal wave, outras mais punks revolts mesmo com guitarra pesada e gritos, letras agressivas, outras inspiravam no som das dançarinas de cabarés, no rockabilly, folk...  Enfim, é um som bem rico, carregado de diversidade. Os góticos gostavam muito das batidas sombrias que realmente lembravam filmes de terror de época, das letras, dos símbolos e também do visual dos cantores. Algumas bandas até chegavam a ter nomes de filmes de terror como London After Midnight e Nosferatu.

Poster do filme
Poster da banda

Mas no final dos anos 80 surge o Type O Negative e também Paradise Lost, um dos primórdios do metal que era inspirado no gótico. Ao longo dos 90, mais bandas de metal inspiradas nesse estilo apareceram, já projetadas para agradar tal público, visto que estava começando a dar certo, com visuais todos trabalhados nos mínimos detalhes, algo para ser vendido. Como é o caso do cantor Marylin Manson. Mais tarde, tendo como diferencial a doçura feminina lírica, criando um ar melancólico surgem bandas como Épica, Within Temptation, Xandria, Nightwish... até mesmo a controversa Evanescence. E que realmente deu certo. Até hoje são lembradas como legítimas bandas góticas. Mas dentro dos padrões da Subcultura Gótica, elas não podem serem consideradas, pois seu objetivo principal era vender sua imagem como góticas, o que não é nada alternativo, se for parar para pensar, é como, exemplo ridículo, alguém pegar a foto da sua mãe e vender uma blusa com a estampa dela mesmo com ela sabendo.

tão românticos para uma banda de metal...

Poréééém muita gente gosta e... 

Não dá para julgar. O que te torna gótico é o que você tem por dentro e como você se mostra ao mundo sendo você mesmo, não ligando se é estranho, louco, bizarro... Basta você conhecer o que é música gótica e procurar seu gosto dentro dela, já que é bem variada. A cada ano que passa você pode conhecer artistas novos de música gótica ou inspiradas nela, algumas que você nem sabia que existia. Eu ainda estou descobrindo muitas bandas novas.
Tem deathrock, EBM, industrial só barulho das fábrica, psychobilly, dark cabaret, dark ambient, pós-punk, synthpop, synthwave, coldwave, minimalwave, anos 80, anos 90, músicas lançadas recentemente, ethereal wave, steampunk inspired...
Mas a pergunta é: dá para ouvir metal? Dá. Dá para ouvir o que quiser. Eu mesma comecei meus interesses góticos ouvindo Evanescence e Nightwish, porém você tem que conhecer o campo musical gótico e ao redor dele (EBM, Industrial...) como falei, duvido que você não vai achar um artista para ser o seu preferido. Se não, de que adianta se dizer gótico e não conhecer este vasto campo musical da cena. E como eu disse no começo do post: é mais fácil você dizer que é metaleiro se você prefere o lado metal da música. Maaaaas... Tem um tipo especifico que é a junção desses dois estilos, denominado "góticos metaleiros/metalheads" no qual já escrevi sobre no Tipos de góticos - ainda que esse tipo seja bastante criticando dentro da cena também.

créditos: sixhundredsixty


Tchauzinho galera! Logo trago novidades. Se eu demorar, já sabem, estou ralando duro para que meu TCC seja nota 10, nota 1000, o melhor do Brasil bastante elogiado e proveitoso, quem sabe abrindo portas para novas oportunidades...

Me sigam no Brazilian Goth Scene.

8 comentários:

  1. Essa é minha primeira vez aqui !!!
    Gostei muito do conteúdo, ganhou mais uma leitora ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Bom saber disso (: Em breve vem muito mais conteúdo por aqui.

      Excluir
  2. Olá ^-^ acabei de conhecer o seu blog e estou gostando muito dos seus posts! E eu tenho uma dúvida,dá pra ser gótico/emo tendo um cabelo cacheado? Tipo,eu nunca encontrei um emo com cabelo cacheado,no máximo,era ondulado, e eu tenho cabelo bem cacheado e não gostaria de alisar,mas as vezes fico meio triste pois nunca encontro uma referencia de alguém gótico ou emo com um cabelo cacheado :c

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. E porque não pode? São as diferenças que nos fazem únicos. Eu tô morrendo de vontade de cachear meu cabelo para sempre haha. Se você pesquisar, vai ver que tem vários góticos de todos os tipos de cabelo... No gótico-lolita quase todas andam de cabelo cacheado. Essas coisas como cabelo, cor de pele, religião, opção sexual não influenciam em quem pode ser ou não ser parte da subcultura. Dá uma pesquisada que você encontra muitas referências.Agora, emo eu não sei, você teria que ver isso com um deles, pois nunca vi também...

      Excluir
    2. Muito obrigada ^-^ seu blog está me ajudando bastante a conhecer a cultura gótica. Tenho uma atração pelo gótico, mas ainda estou conhecendo o estilo, o modo de vida, a história etc. e ainda tentando descobrir qual é o meu estilo kkk suas indicações de bandas são muito boa, obrigada mais uma vez :)

      Excluir
    3. Haha, essa é a intenção do Blog (: Você começou certo ao conhecer e pesquisar as coisas primeiro porque há realmente muuuuitas coisas na subcultura, e em todos os assuntos, eu até hoje estou aberta a conhecer novas coisas. Acho que sempre vou estar. é isso ae.

      Excluir
  3. Quanto mais aprendo mais perdida fico mas mais quero aprender kkk
    Sempre tive fascínio pela cultura gótica mass não acho uma subcategoria que eu me identifique exatamente, é um pouco de tudo, além de gostos que estão fora do gótico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma boa dica que posso te dar é: seja você mesma. Ninguém vai ser mais gótico ou menos gótico por ter seus próprios gostos. No começo todos ficamos confusos ao nos depararmos com diversas informações na internet, principalmente com relação a música. Mas é aos poucos que entendemos nossos gostos na subcultura conforme aprendemos coisas novas. E quanto as subcategorias, é difícil um gótico ficar atrelado a apenas uma, geralmente misturamos o que gostamos e voa lá.

      Excluir