sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Pastel Goth??? É gótico? É um sabor de pastel? É um sabor de pastel para góticos?

 Por acaso você já ouviu falar de Pastel Goth ou Pastel Gótico por aí pela
internet? E com certeza viu a imagem de uma menina se esforçando ao máximo para ser fofinha e assustadora ao mesmo tempo? Ela usa acessórios inspirados em crianças bem pequenas de cores bebês e mistura com acessórios pretos e rock n' roll, moletons com palavrões em inglês, cabelo cor de algodão-doce e acessórios de horror como caveirinhas e até coisas mais sexy's. Então está aí o dilema deste estilo surgido nestes últimos anos entre as garotas de blogs e Tumblrs. A mistura do mais delicado, fofinho e kawaii com o pesado, assustador e gótico. Rapazes também são bem-vindos no estilo.
                                                     
                       




Mas por que? Isso é moda?É subcultura? É um novo tipo de gótico? Acredito que isso dependerá da pessoa que o usar, não dá para julgar como sendo modinha pois tenho visto algumas góticas adotarem esse estilo por que já tentavam unir ambos os lados ou porque veem nele o seu lado fofinho sem deixar de ser gótico. E também não dá para levar a sério. Muita gente só se veste assim só porque acha lindo, viu na internet e quer imitar, porque se identificou, porque assim como o "Gótica Suave" é um jeito de suavizar o mundo de trevas 666 do demônio uma cultura mais pesada e obscura e por isso atraí muita gente que vê errado sobre o que ser gótico realmente é. Ou quem sabe até uma busca pela dualidade, ou seja o equilíbrio entre dois lados opostos, o que agrada muita gente por aí, mesmo que inconscientemente.

E por que pastel? Pastel é o nome que damos às cores clarinhas, cores que bebês vestem. E como muitas modas como a Sweet Lolita já utilizavam dessas cores e puxavam esse lado Kawaii (fofo em japonês), chamou a atenção de muitas meninas que também amavam o estilo gótico e coisas assustadoras. E não só do gótico, mas também do grunge, do metal e do rock, formando assim subdivisões como Pastel Grunge, Pastel Metal e também o Sea Punk, este último prefere misturar cores de piscina e mar e elementos com acessórios punk e de sereias. Mas o povo prefere generalizar e chamar tudo de Pastel Goth mesmo, já que são todos muito parecidos e o gótico é o estilo mais lembrado por usar coisas mais pesadas entre eles.

Sea Punk
Pastel Grunge
Pastel Metal

O estilo se popularizou tanto que hoje é quase impossível buscar algo sobre os góticos na internet e não encontrar algo ultrafofinho com cores pastéis em vez de imagens de espartilhos pretos. Muitas vezes não sendo fofo e assustador, apenas fofo. É mais fácil encontrar alguém que segue Pastel Goth do que a subcultura gótica em si. E você não sabe se alguém do Pastel Goth segue mesmo a relidade gótica, ouve Bauhaus ou algo do gênero ou só quer se vestir assim porque quer, ou ouve só Taylor Swift e as divas do pop e tá nem aí para a subcultura gótica, ou ouve músicas de emo achando que virou gótica. Tanto é que no Tumblr meu habitat natural e um dos berços do Pastel Goth, o pessoal criou a tag #gothgoth para postar coisas relacionadas à subcultura cansado digitar #goth e aparecer um monte de coisinha cor-de-rosa meio nada a ver ou coisinhas sobre suicídio e depressão ou coisas do mundo grunge ou apenas Kawaii. Exemplos abaixo:


 Ah! Quase esqueci do Nu Goth que é gótico pelado mais despojado e usa mais preto e menos acessórios infantis. Ótimo para usar no dia-a-dia ou até mesmo em casa. O Nu Goth foi criado do mesmo jeito que o Pastel Goth foi criado por isso há quem misture ambos. A famosa loja Killstar  vende roupas neste estilo pela internet. 



Por isso, não se engane, o gótico e o Pastel Goth podem ser opostos. É preciso pesquisar mais sobre a Cultura Gótica para entendê-la. O Pastel Goth é um estilo legal e tem muita coisa boa nele, porém assim como o gótica suave, ele está banalizando o conceito de ser gótico, passando como algo feito só para vestir, ou usado só por adolescentes rebeldes e que passou agora uma imagem mais aceitável por suavizar o "hardcore". Também não dá para chegar em um(a) Pastel Goth e ridicularizá-lo(a) por isso, falar mal de seu estilo, gosto e aparência, afinal não devemos julgar os outros certo? Podemos até mostrar seu erro, mas julgá-los nunca. Está aí, o que eu entendi do Pastel Goth que não é pastel de comer não.

            



Eu só gosto de lilás, o resto não tem nada a ver comigo. Me sigam no Brazilian Goth Scene.
Até mais galera! And...

8 comentários:

  1. Perfeito! Minha opinião também!
    ~Ricky/LeSickDream

    ResponderExcluir
  2. É assim Melanie Martinez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado *-*
      As meninas do Pastel Goth costumam ouvir Melanie Martinez e Kerli por abordarem essa temática. A propósito adorei a história do álbum Cry Baby, é bem interessante, conta sobre a vida dela.

      Excluir
    2. Sim, se parececem muito. Só que o intuito do baby doll goth é parecerem bonecos "do mal" enquanto o pastel goth varia entre mais sexy, mais fofo, mais rebelde... Depende da pessoa.

      Excluir
  3. Oi Jéssi, muito legal seu blog. Mas Só para te avisar, muitas imagens não estão aparecendo nas suas páginas, pois os links delas não estão mais disponíveis. Não sei se o blogspot tem alguma pasta apara armazenamento de imagens (se tiver, melhor ainda), mas caso não tenha, vc pode baixar as imagens que pretende usar nas matérias, criar uma conta em um "imgur" da vida, e colocar todas as imgs que vc usará lá na sua, pois eles fornecem o link para cada uma e vc não corre o risco de ter suas imgs desaparecendo dos seus posts.
    Atéé!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá^^ Eu já tinha trocado elas por conta disso, mas elas amam desaparecer... E eu prefiro coloca-las por meio de links por conta dos direitos autorais, caso algum dia o dono das imagens viesse reclamar. Mas o jeito é salvar algumas na pasta do Blogspot como vc falou ou tentar usar algumas do Pinterest, já que tenho conta por lá. Vou testar para ver qual deles se sai melhor. E obrigada pela dica. Achei que fosse só teima do meu computador.

      Excluir