segunda-feira, 7 de março de 2016

Bandas Góticas Brasileiras


  E pra quem diz que aqui no Brasil as coisas são todas chatas, sem graça, principalmente no cenário musical que realmente desamina muito ao nos depararmos as paradas de sucesso, eu digo que se você procurar melhor, algo de bom sempre encontra, afinal estamos em um país populoso e com isso sempre temos alguém em meio à massa que vai fazer diferente, vai ter o mesmo gosto que o seu, talentoso ou não. E quando se trata dos talentosos é claro que temos que disponibilizar seu trabalho no web para divulga-lo até que chegue em alguém que goste, mesmo que ele seja de anos atrás, como é o caso dessas bandas de pós-punk, deathrock, psychobilly, synthpop e inspiradas na temática sombria, perfeitas para os góticos que falam português:

Clique e confira o som:

Jardim do Silêncio
Alma nômade




Poetisa Dissecada (Deathrock)

Dead Roses Garden (Deathrock)




The Knutz  (Deathrock/Psicobilly)


Maldita (apenas inspiração apresenta gótica, já que a banda faz um metal semelhante ao de Marylin Manson)

Libra (apenas apresenta inspiração gótica, já que a banda traz um metal mais sinfônico)






Luiza Fria (Deathrock)



The Anorexic Juliet (Deathrock)


Crippled Ballerina (Deathrock/HorrorPunk)



Absynthetic  (Eletro)














Latromodem (Eletro)


Luz de Velas



Plastique Noir: a preferida dos estrangeiros

Curtiu? Eu também já publiquei . Parece até mentira temos um pouco da Cultura Gótica nativa deste país. Embora muitas destas bandas esteja hoje desfeita, pois maioria tem surgido a partir da década de 80, onde os góticos estavam no auge, elas marcaram muito a história da subcultura não só no país, mais como no mundo todo. Algumas continuam firmes e fortes fazendo shows por aí. Já outras são mais recentes e estão com todo o vapor.

Procurem, pesquisem, sempre há um BR que posta, produz ou inventa alguma coisa maneira. O Brasil também tem muita coisa legal! Vamos valorizar nossa cultura, embora esteja oculta.

Bye, bye! - quer dizer Tchau, tchau!

Me sigam no Brazilian Goth Scene.

17 comentários:

  1. Nossa muito boa sua matéria aqui, eu pertenço a cultura gótica só não me visto como ta. Já ouvi " góticos " falando que não tem graça se não se vestir e esse mesmos que saiem todos vestidos de Preto e maquiagem pesada são os que não sabem nada sobre música gótica e sobre nossa cultura, tudo virou modinha mesmo.
    Mas parabéns por destacar aqui as melhores bandas, eu curto mais Estação das Brumas. Muito boa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada 😁
      Infelizmente virou modinha mesmo hoje se vestir de preto e dizer que é gótico (a) sem ao menos saber do que se trata a subcultura. Mas acho que todos devem se vestir como se sentirem bem. Claro que o uso do preto, de certas roupas e símbolos tem a ver com a cena, mas só mesmo conhecendo a pessoa para saber se ela está usando apenas como moda ou se ela curte a cena em sua maioria.
      À propósito, minha banda brasileira favorita é a LatromodeM, tanto as letras quanto a melodia das músicas me agradam.

      Excluir
    2. Excelente lista! Nem sabia que existiam tantas bandas góticas brasileiras assim... Vou escutar todas!

      Excluir
    3. O que significa ou quem é "Helena" na cultura gótica?

      Excluir
  2. Boa noite! Gostaria de divulgar o trabalho da minha banda, como faço para te enviar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Acho mais fácil vc divulgar sua banda pelo app brazilian goth scene Amino, é uma comunidade para góticos e afins. Eu estou por lá também. Aqui no blog estou inativa por enquanto.

      Excluir
  3. Caralho muita banda foda já posso criar minha nova playlist

    ResponderExcluir
  4. Eu incluiria nessa lista a banda paulista Das Projekt. Eles tem um trabalho autoral e fazem covers de Sisters of Mercy. Eu recomendo "Arabian beauties", uma autoral deles:
    https://www.youtube.com/watch?v=H6MFm11XShQ

    ResponderExcluir
  5. Outro artista que parece representar bem a cena do gótico nacional e não aparece na, por sinal ótima lista, é o Professor Cão. Pode conferir.
    https://www.youtube.com/watch?v=SgjjIF25-98&list=OLAK5uy_kGI1NvbOjpORuwQy47Qoa6tt7iRJ8pg_4&index=2

    ResponderExcluir
  6. legal esse blog, vou ouvir essas bandas mais tarde

    ResponderExcluir
  7. https://youtu.be/DoJ_QRW52PQ

    Tudo bem meus amigos!

    Voltamos e esse e o novo single da banda entitulado "A Manhã Escura", sendo distribuída pelo selo Tratore. Estamos nas plataformas digitais como Deezer, Spotify, Apple Music, Tidal, Napster.

    Segue o smartlink da tratore para ver nas plataformas atuais e futuras que serão postas mais a frente. Desejando podem ver o perfil da banda no próprio site da Tratore.

    Obrigado!
    Trato.red/ultimadanca

    ResponderExcluir
  8. Faltou o X-devotion , não se pode fazer uma listagem sem por uma das melhores bandas de gótico dos anos 80!!

    ResponderExcluir
  9. Luz de Velas na plataforma soundcloud converti a demo em MP3 em alta qualidade, segue o link.

    Banda formada em Goiânia no ano 2000, estilo Darkwave/Gothic Rock, deixou essa obra esplendorosa com as musicas:

    1 - 73
    2 -E assim se foi
    3 -Estou falando de você
    4 -Fim das Oliveiras
    5 -Necrópole



    https://soundcloud.com/renato-varteresian-patriota-462936533/sets/luz-de-velas-demo-tape

    ResponderExcluir
  10. Low Embryonic Cells - banda-projeto liderado por Rodney Marcellus, mostra sua diversidade e profundeza em suas canções nos moldes pós-punk, explorando elementos do experimentalismo/psicodelismo confundindo entre rock gótico com darkwave....suas letras abordando questões pessoais, politicas, contemporâneas...de forma mórbida, sarcaz depressivo, em sua maioria expressando morte
    https://lowembryoniccells1.bandcamp.com/album/follow-path-inside
    https://lowembryoniccells1.bandcamp.com/album/typography-ep

    ResponderExcluir
  11. Ultima dança , sem comentários. É um refúgio

    ResponderExcluir
  12. Criei uma playlist com essa lista: https://www.youtube.com/playlist?list=PL17RzrTNv4rezvWMKe6qSiyMh70wC4x2V

    ResponderExcluir
  13. Quero deixar aqui minhas congratulações, agradecido demais pela lista, tenho um programa de rock numa radio aqui no interior da Bahia (CRISTOPOLIS), aqui não existe a vida rock, e pelo que percebi no mundão a fora ta difícil encontrar algo. enfim, pra resumir estou buscando relíquias no meio do lixo musical de hoje e essa sua lista engrandeceu demais o conteúdo pra mim vomitar a verdadeira arte, só tem relíquia, parabéns pelo desafio pela disposição, e acredite sempre em vc pois és uma estrela fazendo outras crescerem.

    ResponderExcluir